sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Maria no plano da Salvação

Diversas vezes Jesus foi identificado como a luz, já no Evangelho Ele se identifica como a luz do mundo que veio iluminar e dissipar todas as trevas (Jo 8,12). Cristo gerado antes de todos os séculos, procede diretamente do Pai, “Luz da Luz”. E por desígnio de seu Pai entrou na história, não de forma mágica, mas nascido de uma mulher (cf. Gl 4,4). Esta por sua vez representa todo o seu povo à espera da vinda do Messias. O nome desta mulher é Maria, considerada Aurora da Salvação, pois trouxe em seu seio Jesus Cristo a Luz do mundo, aquele que veio trazer a vida divina, a salvação para a humanidade inteira.
Na plenitude dos tempos, Deus preparou uma virgem com a finalidade de ser mãe de seu Filho no mundo. Por esta razão Maria foi concebida imaculada, sem pecado, a fim de receber santamente o Salvador. Para que, isentos do pecado, tanto o Filho como a mãe, fossem o novo Adão e a nova Eva. Pois, já que por Adão e Eva, nossos primeiros pais, tornamo-nos pecadores, por meio de Jesus e Maria fomos regenerados definitivamente. Todavia, é preciso esclarecer que Maria não assume aqui a função de “salvadora” da humanidade, mas foi a primeira a experimentar dessa graça santificante e ao mesmo tempo a primeira a colocar-se a seu serviço. Para isso Maria confiante se entregou nas mãos do Pai, submetendo sua vontade a vontade do Pai, quando disse livremente: “Ecce ancílla Dómini: Fiat mihi secundum verbum tuum!” (cf. Lc 1,38). No entanto, o sim de Maria foi como que aurora para o sim definitivo e sem reservas de Jesus Cristo, que apagou o pecado da humanidade. Tudo isso, revela que Deus respeita a liberdade do ser humano até as últimas conseqüências. Ele só salvou o homem porque este escolheu a salvação. Maria, na história da salvação é modelo de toda a humanidade, que deseja a Deus e sua salvação. Isso porque, fazendo a sua vontade, a exemplo de Maria nos configuramos a Cristo e formamos com Ele uma só família.
Sendo assim, podemos concluir que a presença de Maria na Economia da Salvação é de grande importância. E isto não significa que Deus esteja submetido à vontade de Maria, pelo contrário, Ele nos provou que podemos ser livres mesmo submetidos à sua Vontade. Retomando agora nosso ponto de partida, podemos dizer em conformidade com o que foi dito: Maria traz em si a Luz que é o Cristo. Ela não é a Luz, mas a contém, porque em sua vida foi Deus quem se manifestou, pois foi em virtude do sim de Cristo que ela disse o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário