quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



O sentido de "céu" em Santo Agostinho.

Na homília de natal, o Papa Bento XVI nos presenteou com uma belíssima reflexão sobre o pensamento de Santo Agostinho, no que concerne ao conceito de CÉU na oração do Pai-Nosso. Diz o Papa, que Santo Agostinho ao interpretar a invocação da Oração do Senhor - Pai Nosso que estais nos céus - interroga-se: O que é isto, o céu? E onde é o céu? Diz o Papa, segue-se uma resposta surpreendente: "…que estais nos céus – isto significa: nos santos e nos justos.
Veja caro leitor e leitora, para Santo Agostinho, citado por Bento XVI, o céu é coração dos justos. É verdade que os céu são os corpos mais elevados do universo, mas sempre corpos são, o qual não podem estar senão num lugar. Salienta Bento XVI que na realidade, se se acreditasse que o lugar de Deus seria nos céus enquanto as partes mais altas do mundo, então as aves seriam mais felizardas do que nós, porque viveriam mais perto de Deus.
Ensina Bento XVI: ora não está escrito: "O Senhor está perto de quantos habitam nas alturas ou nas montanhas", mas sim "O Senhor está perto dos contritos de coração" (Sal 34/33, 19), expressão esta que se refere à humildade. Agora, de modo mais bela ainda, continua Bento XVI com suas reflexões: "Do mesmo modo que o pecador é chamado "terra", por contraposição também o justo pode ser chamado "céu". (Serm. in monte II 5, 17). O céu não pertence à geografia do espaço, mas à geografia do coração. E o coração de Deus, na Noite santa, inclinou-Se até ao curral: a humildade de Deus é o céu. E se formos ao encontro desta humildade, então tocamos o céu.
Veja querido leitor e leitora, tão significativas são estas palavras de Bento XVI, com supedâneo em Santo Agostinho. Céu é o coração do justo, o coração do humilde. Razão pela qual podemos então ler o Pai-Nosso segundo Santo Agostinho, dá seguinte forma: PAI-NOSSO QUE ESTÁS NO CORAÇÃO DOS JUSTOS, ou noutro dizer, PAI-NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU... que maravilha, o céu não é um lugar distante, longe de nós e inatingível ao homem, não irmão e irmã, o céu está aqui, bem pertinho de nós, no coração dos justos!